DGArtes

Header DGArtes

Accessibility


Path

back | print Imprimir esta página

News


  1. VIDEOARTE E FILME DE ARTE E ENSAIO EM PORTUGAL

    [10-12-2008]


    Lançamento do livro | Conferência de apresentação Sexta-feira, 12 de Dezembro às 18h00 CAMJAP Sala Polivalente - Fundação Calouste Gulbenkian A Associação Número - Arte e Cultura, que completa onze anos de actividade em 2008, apresenta o livro Videoarte e Filme de Arte e Ensaio em Portugal, uma reflexão cuidada e uma recolha e inventariação exaustiva do fenómeno de apropriação do vídeo por parte das artes visuais portuguesas.


    Produzida com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Direcção-Geral das Artes /Ministério da Cultura, ao abrigo do Programa de Apoios Pontuais, esta edição bilingue Português / Inglês pretende cumprir o objectivo de circulação nos principais canais artísticos, académicos e educativos, enquanto ferramenta de estudo indispensável e obra de referência no meio.

    Nas páginas de entrevistas, ensaios e testemunhos que integram esta publicação, coordenada por Dinis Guarda e Nuno Aníbal Figueiredo, encontramos um retrato específico da realidade artística do país, mas também referências implícitas à cena internacional, dando conta do contexto histórico em que surgiu o género, mas sobretudo da sua actual vitalidade. Catherine Elwes, João Fernandes, Jorge Molder, Julião Sarmento, Miguel Amado, Miguel Wandschneider, Pedro Lapa e Sandra Vieira Jürgens foram alguns dos seus colaboradores.

    Tão importante quanto a reflexão teórica, este livro apresenta ainda informação detalhada (dados biográficos e respectivas videografias) sobre perto de uma centena e meia de artistas portugueses contemporâneos � alguns que utilizam a videoarte como forma de expressão quase exclusiva, outros que elegem o vídeo como mais um medium no seu trabalho.

    A pretexto desta publicação, realiza-se no próximo dia 12 de Dezembro, sexta-feira, às 18h00, uma conferência no auditório do CAMJAP, com a participação de Julião Sarmento, Miguel Wandschneider, Paula Roush, Pedro Cabral Santo, Pedro Lapa e Sandra Vieira Jürgens. Nela se abordará um conjunto de questões que têm estado um pouco à margem dos mais recentes debates em torno da videoarte e/ou da arte em vídeo em Portugal.

    A iniciar a sessão (de entrada gratuita), espaço para o espectáculo / performance de Adriana Sá (com John Klima) Window Matter, onde música e som se conjugam com percussão lumínica e imagem 3-D.


    | MAIS INFORMAÇÕES |

    Gabinete de Comunicação da Direcção-Geral das Artes
    gabcom@dgartes.pt


Navigation


Agenda Online

 September 

S M T W T F S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
     

Search



Footer

  • Privacy Policy
  • Terms and Conditions
  • Image Rights
  • Logo Ministrio da Cultura
  • Logo Direção Geral das Artes

User Login