Workshop com Mark Tompkins sobre Composição em Tempo Real

dança
Workshop com Mark Tompkins sobre Composição em Tempo Real
[inscrições abertas]

Mark Tompkins

Em 2024, O Rumo do Fumo inicia uma sequência de formações com enfoque na improvisação em dança contemporânea. A iniciativa começa com o coreógrafo e bailarino norte-americano Mark Tompkins, cujo currículo é ímpar nesta área. Com a duração de uma semana, este workshop pretende "proporcionar o encontro entre pessoas interessadas na área da improvisação em dança e artes performativas, por forma a se partilharem ideias, ferramentas e alavancas criativas para este trabalho".

"Ao improvisar, cada artista está a trabalhar simultaneamente em diferentes níveis de percepção: ouvir, observar, sentir, agir, reagir a si próprio e aos seus parceiros num determinado espaço e tempo. A arte da composição em tempo real reside na capacidade de permanecer aberto à riqueza de impulsos internos e externos E de receber, processar e propor material num fluxo ininterrupto de feedback. Como estar atento, como evitar a sobrecarga, como não fazer nada e ainda assim agir? Estas são algumas das questões que iremos abordar através de uma série de improvisações, jogos e partituras simples, do solo ao grupo, que exploram a visão, a escuta e o tacto. Em seguida, praticaremos a execução das chaves essenciais da CTR: a questão da escolha, os estados intuitivos e voluntários, o tempo simultâneo, o desprendimento, a relação entre o intérprete e a testemunha." (Mark Tompkins)

O Workshop integra o projeto "Aqui, Agora, Neste Momento", d'O Rumo do Fumo.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Espaço da Penha: Travessa do Calado 26 B Lisboa
18 a 22 março 2024 – segunda a sexta das 10h às 17h


INSCRIÇÕES

Formulário de inscrição

Requisitos: idade mínima 16 anos, para pessoas interessadas em dança, processos criativos e práticas artísticas e performativas, com ou sem experiência profissional na área

Preço: 150€ por participante
Descontos: 20% para estudantes


CONTACTOS

O Rumo do Fumo
Espaço da Penha
Travessa do Calado, 26-B, Lisboa


MAIS INFORMAÇÕES

www.orumodofumo.com

 

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes