Projetos a apoiar no primeiro concurso RPAC envolvem 41 entidades e 63 parcerias

apoio às artes
Projetos a apoiar no primeiro concurso RPAC envolvem 41 entidades e 63 parcerias

Foi hoje comunicado às entidades admitidas a concurso o projeto de decisão do primeiro Programa de Apoio a Projetos da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) que irá apoiar 19 projetos, compreendendo um total de 63 parcerias que envolvem 41 entidades. Este concurso inédito pretende proporcionar um acesso mais amplo às artes, estabelecendo uma relação de proximidade que contribua para a vitalidade cultural do país.

Os projetos serão desenvolvidos por todo o território (continente e regiões autónomas), promovendo a descentralização territorial e garantindo uma ação sustentada e próxima das comunidades. 

Este concurso entra agora na fase de audiência dos interessados.

A RPAC apoia a criação, produção e divulgação da arte contemporânea em Portugal, das suas coleções, artistas, criadores e dinamizadores públicos e privados. A Rede pretende aproximar os cidadãos à arte, investir na profissionalização e internacionalização dos espaços, na sua multidisciplinariedade e multiculturalidade, contando já com 58 entidades, 66 equipamentos e 39 coleções.

Com um montante financeiro global de dois milhões de euros, o concurso dirigiu-se às entidades e equipamentos que já integram a Rede, com o objetivo de fomentar a colaboração, o diálogo interinstitucional, a estruturação e o fortalecimento de redes locais, regionais e nacionais. Estes apoios têm ainda como objetivos promover a partilha de recursos, o intercâmbio cultural e artístico entre instituições e a circulação de obras, de acervos e de exposições, corrigindo assimetrias regionais, incrementando a coesão e o desenvolvimento socioeconómico das regiões e envolvendo as comunidades locais. O Programa de Apoio assume-se, também, como uma importante ferramenta para impulsionar a divulgação dos artistas e coleções, dando-os a conhecer, promovendo novas criações e ampliando o acesso, a participação e a fruição pública da arte portuguesa contemporânea. Tem ainda como objetivos contribuir para a diversidade e qualidade da oferta artística no território nacional, contribuir para aproximar as diferentes comunidades à arte e cultura contemporânea e para aumentar os públicos e a sua fidelização.

 

 


Data de publicação: 26.03.2024