Objetos encontrados em ruas e praias de Vila Nova de Gaia inspiram residência de Flávio Rodrigues

Residência Artística
Objetos encontrados em ruas e praias de Vila Nova de Gaia inspiram residência de Flávio Rodrigues
residência | teatro de ferro

© Flávio Ribeiro / TdF

Flávio Rodrigues é o artista convidado para a próxima residência artística do projeto Serviço de Emergência 2024 promovido pelo Teatro de Ferro. A residência (“Composição · arar o solo com derivas e mistérios”) decorre entre os dias 6 e 11 de maio, na Travessa da Formiga, Porto.

“Sob quatro folhas brancas quadradas repousam objetos e materiais encontrados em caminhadas por ruas e praias, bem como na exploração de casas e fábricas abandonadas pela cidade de Vila Nova de Gaia. A configuração que se edifica sob e nas folhas surge de práticas experimentais. As perguntas sobre o que pode ser e sobre o que é são mais vitais do que qualquer resposta definitiva e fixa. Mantém-se a pergunta como enigma, e mergulhamos no abismo da não resposta“.

Flávio Rodrigues iniciou o seu percurso nas áreas de dança e de desenho em 1992, sob a orientação da professora e artista Alexandrina Costa. Concluiu o curso em Dança Contemporânea no Balleteatro Escola Profissional. Desde 2006, desenvolve os seus próprios projetos de criação artística, propondo a construção e composição de dispositivos intuitivos, ao utilizar materiais, sonoridades, imagens e objetos provenientes de processos de encontro espontâneo e reaproveitamento.


 

 

 


Data de publicação: 02.05.2024