DGArtes

Header DGArtes

Acessibilidade


Caminho

voltar | imprimir Imprimir esta página

Notícias


  1. JOSÉ PEDRO CROFT REPRESENTA PORTUGAL COM O PROJETO "MEDIDA INCERTA" NA 57ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE - LA BIENNALE DI VENEZIA

    [18-4-2017]


    A Representação Oficial Portuguesa na 57ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia, inaugura oficialmente no dia 10 de maio, com "Medida Incerta" de José Pedro Croft e curadoria de João Pinharanda.


    Seis esculturas instaladas nos jardins e uma exposição no interior da Villa Hériot compõem o projeto curatorial que inscreve peças monumentais na paisagem, reenquadrando leituras, abrindo inesperadas perspetivas e despertando os sentidos do espetador. As estruturas em aço sustentam monumentais janelas, transparentes, translúcidas e espelhadas, que ora enquadram a realidade ora a refletem e transformam.

    /

    "Medida Incerta" é uma proposta sobre a desconstrução do plano e da ortogonalidade, é um jogo entre a objetividade do espaço e a sua ilusão, é um desafio à estabilidade e ao equilíbrio. Com aproximadamente oito metros de altura e três de largura, em cada moldura, cada plano nos devolve dimensões, ângulos e enquadramentos únicos.

    Na obra de José Pedro Croft, esculturas e contexto são partes indissociáveis da obra. As intervenções de Croft resultam de um trabalho de permanente diálogo entre a arte contemporânea e património histórico, edificado ou natural.

    Villa Hériot é um conjunto arquitetónico datado de 1929, situado na ilha da Giudecca, composto por duas casas principais, rodeadas por jardins, voltadas para a lagoa. Este enquadramento propicia a multiplicação do real, capturando longínquos ou muito próximos fragmentos de arquitetura e paisagem arquitetónica, vegetal, atmosférica e aquática.

    A ilha da Giudecca, tradicionalmente industrial e deslocada dos centros privilegiados de Veneza, é mais uma vez o local eleito para a Representação Oficial Portuguesa: Álvaro Siza, na Bienal de Arquitetura em 2016, representou Portugal com NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo, um projeto de intervenção que, pelo seu impacto político, artístico e social, estimulou o recomeço das obras inacabadas do complexo de habitações sociais no Campo di Marte, situado nas imediações onde, em 2017, José Pedro Croft intervém com Medida Incerta.

    Como marca deste encontro raro que atravessa as duas exposições internacionais, José Pedro Croft aceitou um convite de Álvaro Siza e vai intervir, a título definitivo, com uma obra desenhada para o entorno urbano concebido pelo arquiteto, para consagrar este complexo de habitações sociais na Giudecca.

    Todo o processo de trabalho e de preparação deste projeto, que decorreu durante um ano, foi documentado e será também objeto da exposição apresentada no interior de uma das casas da Villa Hériot.

    O projeto Medida Incerta será inaugurado oficialmente no dia 10 de maio de 2017, nos jardins da Villa Hériot, na Ilha da Giudecca.

    A 57ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia decorrerá entre 13 de maio e 26 de novembro de 2017, sob o título VIVA ARTE VIVA, escolhido pela curadora Christine Macel, como desafio aos projetos que farão parte do percurso expositivo deste evento internacional.

    /

    Representação Oficial Portuguesa na 57ª Exposição Internacional de Arte
    Um projeto da responsabilidade do Ministério da Cultura

    Organização e Comissariado: Direção-Geral das Artes
    Curador: João Pinharanda
    Artista: José Pedro Croft


    /

    Imagem/ créditos:
    Daniel Malhão

    /

    Mais informações:
    www.dgartes-medidaincerta.com












Navegação


Agenda Online

Navegar para mês anterior Abril Navegar para mês seguinte

D S T Q Q S S
      
1
2
3
6
7
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
30
      

Pesquisa



Rodapé

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Direitos de Imagem
  • Logo Ministrio da Cultura
  • Logo Direção Geral das Artes

Zona do Utilizador